0     Livros
18 de março de 2015

Not That Kind of Girl, o polêmico livro autobiográfico da Lena Dunham, virou Não sou uma dessas aqui no Brasil. Eu li e vim contar hoje para vocês o que achei.

• Não sou uma dessas | Lena Dunham | 297 páginas | Editora Intrínseca •

Sinopse

Em Não sou uma dessas, Lena fala das experiências que enfrentou em seu esforço para abrir caminho pelo mundo: apaixonar-se, sentir-se sozinha, sofrer com o excesso de peso apesar de uma vida inteira de dietas, ter que provar seu valor em meio a homens com o dobro de sua idade, manter boas amigas, dispensar namorados ruins, encontrar o amor verdadeiro e, acima de tudo, acreditar bravamente que sua história merece ser contada.

Da rotina nada convencional dos pais artistas aos próprios problemas de autoimagem, a autora revela – sem filtro e sem poupar ninguém – seus medos, suas neuroses e a infância peculiar que a tornaram quem ela é. Engajada, Lena questiona o culto à beleza, a dificuldade de se exercer a liberdade sexual, os rótulos e as amarras impostos às mulheres.

Exuberantes, comoventes e perspicazes, as memórias de Lena são como mensagens trazidas diretamente do front de batalha.

Lena Dunham é atriz, escritora, diretora e roteirista. Ela é a criadora da série Girls (transmitida pela HBO) e além de interpretar a protagonista da série, ainda dirige alguns episódios. Já recebeu oito indicações ao Emmy, ganhou dois Globos de Ouro, foi a primeira mulher a receber o prêmio da Directors Guild of America na categoria comédia e já escreveu e dirigiu dois longa-metragens. E isso tudo com apenas 28 anos. Essa é a famosa e, para muita gente, polêmica Lena Dunham.

Quem assiste Girls provavelmente vai gostar bastante do livro. Não sou uma dessas é uma autobiografia onde Lena Dunham conta detalhes da sua vida sem qualquer pudor, vergonha ou limite. Eu já sabia que a Hannah (personagem principal de Girls e interpretada pela Lena) tinha muito a ver com a própria Lena, mas eu não imaginava que fosse tanto assim. Elas são praticamente a mesma pessoa rs As histórias contadas no livro lembram, em muitos momentos, situações vividas pela personagem na série. Não tem como não ligar uma coisa a outra.

DSCN2421editado2DSCN2382editado

Não sou uma dessas não é um livro para todo mundo. A Lena toca em alguns assuntos que podem deixar algumas pessoas um pouco incomodadas ou desconfortáveis.

Escrito em forma de diário, o livro é dividido em cinco sessões Amor e Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama. Ao longo das sessões, vários acontecimentos da vida da autora são contados em detalhes (as vezes, com detalhes até demais rs). Dietas malucas, experiências homossexuais, primeira vez, relacionamentos, autoaceitação, bebedeiras, ressacas morais, questionamentos não convencionais que vão desde a infância até a vida adulta. Lena questiona os padrões estéticos impostos pela sociedade e toca no assunto da liberdade sexual feminina. É um livro que precisa ser lido com a mente aberta. Se você é um pouco mais sensível a determinados assuntos risque esse livro da sua lista.

DSCN2825editadoDSCN2819editado

Eu, particularmente, gosto muito da Lena. Quando eu comecei a assistir Girls fiquei um pouco em dúvida sobre o que eu achava dela, da série, da maneira como ela contava as histórias. Ela não tem problema em se expor, em falar sobre qualquer assunto, em mostrar o corpo (quem assiste Girls sabe disso rs). E ao ler o livro você consegue entender um pouco mais sobre a mente da criadora de uma série que é repleta de personagens que estão em busca de quem realmente são e que desconstrói a ideia de relacionamentos idealizados e vidas perfeitas. Quando eu consegui entender esse “jeito Lena de ser” e a forma com a qual ela conta as suas experiências, seja na série ou no livro, eu cheguei a conclusão que gostava bastante dela rs Muitos a acusam de ser como a sua personagem Hannah. Egocêntrica e autocentrada demais. E sim, talvez elas sejam mesmo. Mas, sabe, quem não é? Acho que todos somos um pouco e não dá para apontar isso o tempo inteiro como um defeito do outro, a gente precisa enxergar isso na gente também.

A Lena está longe de ser uma unanimidade. Mas quem gosta dela, gosta bastante. Então, se você ainda não a conhece, acho que vale a pena conhecer. Seja assistindo a série ou lendo o livro.

“Entendo: eu não sei de nada. Mas também espero que meu eu futuro tenha orgulho do meu eu presente por tentar entender as grandes ideias e também por tentar fazer vocês sentirem que estamos todos no mesmo barco”

Lena Dunham

Para divulgar o livro, a Lena gravou alguns vídeos. Quem quiser assistir é só clicar aqui.

• Onde encontrar •

Fnac  |  Submarino  |  Saraiva  |  Lojas Americanas

• Versão em Inglês •

Saraiva

Espero que vocês tenham gostado

Beijos ♥


Sobre Girls: A série está na quarta temporada e é exibida pelo canal HBO. Os episódios inéditos vão ao ar aos domingos, mas frequentemente o canal exibe algumas maratonas com as temporadas anteriores. Se você ainda não assistiu a série, é assinante HBO e ficou com vontade de assistir, vale a pena ficar de olho na programação. E se quiser assistir online, todas as temporadas estão disponíveis no HBO GO.

Compartilhe:   Twitter    Facebook    Google + 0    Deixe um comentário


Deixe sua opinião